Programa Energia Positiva

18/06/2013 11:08
 

Este é o nome do programa de Responsabilidade Sócio Ambiental que a VIAÇÃO COLOMBO lançou em 2008.

Com o objetivo de retirar do meio ambiente, pilhas e baterias, que são responsáveis por várias doenças, pois contem metais pesados, que causam grandes danos a saúde, entre eles estão:

  • Cádmio: causa osteoporose, fortes dores na coluna e pernas, tosse, anemia e falência dos rins;

  • Chumbo: afeta o sangue, a medula óssea, o sistema nervoso e os rins, provocando anemia, dificuldades de memorização, dores nos músculos e ossos, insuficiência renal e risco a fetos;

  • Mercúrio: prejudica o cérebro, o fígado e o sistema nervoso, causando distorções da visão e audição, problema de memória, pneumonia e pressão alta;

  • Doenças como o câncer, problemas pulmonares e no sistema respiratório, entre outras também são passiveis de serem adquiridas ao longo dos anos.

A Viação Colombo em Parceria com a Universidade Positivo, na pessoa do Professor Jorge Tamura desenvolveu o Projeto Energia Positiva. Inicialmente os coletores foram instalados em um ônibus de cada linha e gradativamente em toda a frota.

Através dos coletores instalados nos ônibus, a Viação Colombo recebe, faz o controle da quantidade recebida e armazena, após este processo, o recolhimento é feito pela Associação Fokuoka, a qual dará a destinação final correta enviando para uma empresa de reciclagem conforme os padrões exigidos pela lei.

A implantação do projeto iniciou na primeira semana de agosto com a instalação dos coletores, e seu lançamento oficial em 13/08/08.

A Viação Colombo mais uma vez esta preocupada com o meio ambiente, pois já executa internamente varias ações para minimizar o impacto ambiental, como: a reciclagem da água, coleta seletiva, reciclagem de papéis, destinação correta dos resíduos gerados nos processos de manutenção e limpeza enviando-os para uma empresa de soluções ambientais, sendo que este processo de descarga e destinação dos resíduos no aterro Industrial é de responsabilidade da empresa contratada. O programa contempla outras ações: o recolhimento de lâmpadas fluorescentes e do óleo de cozinha no uso doméstico trazidos pelos colaboradores.

Este é um projeto inovador no transporte coletivo, que visa o bem de toda a comunidade, e a Viação Colombo conta com a colaboração de todos para o sucesso deste projeto, que irá proporcionar ao longo do tempo uma melhor qualidade de vida e na saúde das pessoas.